APAC convoca a população catuense para o dezembro verde
Protetores voluntários em Catu-ba, convocam a população catuense para o Dezembro Verde, com intuito de conscientizar os munícipes sobre a causa e combater o abandono e os maus-tratos contra animais.
A campanha Dezembro Verde foi criada em todo Brasil para combater através da conscientização o abandono de animais está sendo realizada na maioria das cidades brasileiras.

Em CATU, como em toda Bahia, a ação tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre aumento do número de animais abandonados, por meio de campanhas educativas, incentivar a adoção, além de esclarecer que abandonar animais é crime previsto em lei, com punição de três meses a um ano de detenção e multa. É o que os integrantes da APAC veem tentando fazer com postagens educativas e chamamentos para adoção e responsabilidade no cuidado com os animais.

Segundo Célia Machado, tesoureira da APAC – associação atuante em Catu-Ba, “a principal dificuldade no cuidado dos animais na cidade hoje, são relacionadas ao término do contrato da gestão atual com a clínica veterinária, que realizava as castrações e atendimento médico aos animais recolhidos pelos voluntários e lares temporários.” Ressaltou.
Ainda segundo Célia, há
uma grande expectativa para nova gestão:
” espero que o prefeito eleito continue o
trabalho, e nos dê até apoio em projetos que estão nos nossos planos, mas ainda
não conseguimos colocar em prática, desenvolvendo de forma efetiva políticas
públicas voltadas para os animais.” Enfatizou Célia.
Segundo o atual presidente da APAC (Associação dos Protetores Atuantes em Catu) Tenente Borges, “a Lei 1095/2019 prevê pena de dois à cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda para quem praticar abusos, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. Por isso quem para quem desejar fazer mal aos pets, é bom pensar bem antes.” Pontuou o Tenente.
No período de férias, o número de animais encontrados em todo Brasil e no estado da Bahia cresce assustadoramente, o abandono superlota os abrigos de pets. Isso ocorre porque muitos bichinhos são abandonados pelos tutores, que viajam durante o período de fim de ano. Vale lembrar que em Catu não há abrigos, há voluntários que se mobilizam no resgate, cuidados e lares temporários, que em sua maiorias vivem no limite de acolhimento, já que a rede de apoio é pequena para o número de ocorrências identificadas.

A campanha “Dezembro Verde” também chama a atenção para a importância da denúncia, em caso de abandono e maus tratos a animais, como sendo a melhor forma de combater tal prática. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. É ideal que haja testemunhas, fotos e tudo mais que puder comprovar o fato.
Ameaças e casos de maus-tratos podem ser denunciados à APAC, Associação de proteção animal de Catu, você pode entrar em contato com o número 190, ou com a delegacia de polícia situada na av. Armando Ferreira, 33, bairro Santa Rita.
Telefone: (71)3647-0808.
Os membros da APAC sempre dispostos a lutar pela causa, segue abaixo os contatos: (71) 9625-4724 – Célia Machado.
Instagram: @Apaccatu

Esses e outros animais como cachorrinhos e gatinhos de várias cores estão disponíveis para adoção, e você pode escolher no instagram do @apaccatu