Dr. André (PSD) tem 57% das intenções de voto. Grupo de Dr. Nardson perde massa eleitoral; intenções de votos é de 23%
Pesquisa eleitoral caiu como “cereja do bolo” no colo da oposição na tarde dessa terça-feira (27), indica Dr.André Marques com ampla vantagem à frente dos adversários políticos na disputa eleitoral pelo cargo executivo em Catu-Bahia.
Em pesquisa divulgada, pelo Instituto E-leva, registada sob o protocolo BA- 06927/2020 junto o Tribunal Superior Eleitoral, aponta que, se a eleição fosse hoje, o candidato do PSD , André Marques, venceria o pleito municipal com 56,9% do votos válidos.
Atual vice-prefeito de Catu, André Marques, conhecido como Dr. André (PSD), lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Catu, cidade localizada a aproximadamente 80 quilômetros de Salvador. O levantamento, realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, ouviu 464 pessoas,e tem margem de confiabilidade de 95% e margem de erro de 4,5 pontos percentuais.
No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, Dr. André (PSD) obteve 49% das referências , Pequeno Sales (PTB) obteve 18,5% como demonstra o gráfico abaixo:
No cenário do levantamento estimulado, com apresentação de disco com o nome e imagem do candidato, Dr. André (PSD) aparece com 56,9% da preferência do eleitorado seguido por Pequeno Sales (PTB) com 23,4% das intenções de voto. Os demais candidatos pontuam de acordo com o que se demonstra na ilustração abaixo:
Quanto perguntados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 19% dos entrevistados afirmou que não votariam em Guto Góes (DEM), 15,3% rejeitaram o candidato SAntos e Santos (REDE) e 12,6% afirmaram que não votariam em Cícero Reis (Avante). Dr. André (PSD) foi o menos rejeitado pelos entrevistado, com apenas 3% das negativas de voto. 33% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos nomes apresentados. Vejam o gráfico do levantamento:
Impacto junto à população
Nas redes sociais, o resultado da pesquisa foi recebido com naturalidade, tendo em vista o forte arco de alianças políticas e o apoio do atual gestor municipal. Gera Requião – PT, a maioria da população esperava uma larga vantagem favorável ao médico e Vice-Prefeito, Dr. André (PSD).
Os números revelam uma grande similaridade com a votação atingida pelo atual prefeito nas eleições municipais de 2016, quando bateu o atual candidato a Vice-Prefeito, José Nardson, por 55,26% dos votos válidos. Se as eleições fosse hoje, o candidato do grupo situacionista teria algo em torno de 23 mil votos, tomando por referência o total absoluto do eleitorado catuense que, segundo o Tribunal Superior Eleitoral – TSE é de 40.768 eleitores.
Em relação a oposição, a pesquisa também registra uma queda significativa no percentual de eleitores dispostos a oferecer um voto de confiança ao grupo político de Nardson Sales, o Dr. Nardson (PTB). Nas eleições de 2016, quando enfrentou Gera Requião – PT, Dr. Nardson foi derrotado com uma diferença de mais de 6 mil votos e prol do petista.
Na ocasião do pleito citado acima, Nardson obteve 32,12% dos votos válidos contra 55,26 do vencedor. Já eleição de 2012, Dr. Nardson reteve 44,64% dos votos válidos. Nesse levantamento, a chapa formada por ele e o irmão, vereador Pequeno Sales, amealha 23,4% das intenções de votos. Esse fato revela uma imensa perda na densidade eleitoral do grupo e, ainda que não sejam números definitivos, apontam para um cenário tenebroso. Essa queda nas intenções de voto pode ser atribuída ao primeiro e único mandato de Dr. Nardson que foi marcado com problemas administrativos e financeiros, fechamento do Hospital Municipal e pela perda dos principais campos petrolíferos do município para Pojuca. Contribuem ainda para o esfacelamento do eleitorado do petebista os oito anos de mandato do atual Gestor Municipal e o maior acesso a informação qualificada, que permite aos eleitores mais jovens conhecer mais profundamente os dados do seu mandato ocorrido entre 1996 e 2000.
Procurado para comentar o resultado da pesquisa, Dr. André (PSD) afirmou que, “ o trabalho deve continuar intenso até 15 de novembro, onde se realizará a eleição. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de modernização do município de Catu e lutar pela geração de emprego e renda para todos”.
Por Jorge Andrade e Donaire Verçosa