Comunidade

CURSO DE AUXILIAR DE PRODUÇÃO REALIZA MOSTRA SOBRE PROCESSO PRODUTIVO E PRODUTO FINAL

O evento marcou a culminância do curso, parceria entre prefeitura e SENAI, e o curso também revelou vocações profissionais nos discentes

Na última quinta-feira (23), os alunos do curso de Auxiliar de Produção, parceria entre a Prefeitura de Catu e o SENAI, realizaram uma mostra com o tema “Processo produtivo e produto final”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e marcou a culminância do curso, com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos estudantes.

O curso de 190 horas, foi ofertado de segunda a sexta, das 13h às 17h, totalizando cerca de 2 meses de aulas. Os alunos se especializaram no ofício através de dois módulos, o primeiro relacionado à logística básica, onde aprenderam sobre o universo da logística, o histórico, armazenagem, processo de compra, matéria-prima e insumos. O segundo, de 96 horas, tratou toda a dinâmica da função do assistente de produção, através de disciplinas de humanas, relações interpessoais, gestão de conflitos, liderança, comportamento no ambiente de trabalho, planejamento, etc.

“Nós começamos falando sobre humanas, porque é importante hoje, não adianta a gente ter o conhecimento técnico se não soubermos humanizar, isso está sendo um processo natural nas indústrias”, disse o professor do SENAI, Leonardo Lins.

Segundo Daniela Matos, diretora de desenvolvimento social, o curso fez parte do Projeto Qualifica Catu, iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “O projeto foi implantado em 2017, uma parceria com o SENAI e outras instituições como o SENAC. O objetivo é a qualificação profissional para jovens e adultos catuenses, para que eles entrem no mercado de trabalho com um diferencial”, explicou a diretora.

Jussara Campos, Secretária da Pasta Social veste saia rosê e blusa preta

“Uma das portas de entrada para o curso é também o nosso Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, lá nós temos o atendimento com assistentes sociais e psicólogos que dão direcionamento para o usuário”, finalizou.

Jussara Campos, secretária da pasta, compareceu ao evento e afirmou “fico muito feliz em ver os nossos jovens buscando o desenvolvimento pessoal e profissional através do estudo, é uma honra poder conferir os belíssimos trabalhos frutos dos 2 meses do curso”.

Mariane Almeida não perdeu tempo quando ficou sabendo do curso pelo CRAS do município e divulgações em cartazes. Agora, na conclusão dos estudos, a aluna afirma “eu achei o curso muito interessante, o professor e minhas colegas me auxiliaram muito e minha expectativa é correr atrás de uma vaga no mercado de trabalho para poder ajudar a minha mãe”.

O curso também revelou vocações profissionais nos discentes, como no caso de Cailane Nascimento. “Eu achei muito interessante a iniciativa da prefeitura em abrir um espaço para a educação. Esse curso ajudou muito a decidir o que eu realmente quero, me identifiquei muito e pretendo fazer dele a minha área de trabalho”. 

Fonte:PMC