Pojuca sedia grande evento cultural
Com o tema: Memórias vivas de um rio em agonia, a semana multicultural de Pojuca promete levar conhecimento artístico e cultura à comunidade local
A semana Multicultural, é um evento que acontece há nove anos na cidade de Pojuca-Ba, sempre no mês de novembro. O evento articula educação, arte e cultura provocando estudantes, educadores, artistas e a comunidade em geral a pensar sua cidade através de debates e reflexões de temas de grande relevância, em forma de rodas de conversa realizadas nas escolas, com a colaboração de populares e estudiosos dos temas em questão, além da realização de um grande festival que reúne diversas manifestações artístico-culturais da cidade.
A SEMPO acontece com quatro atividades interligadas, que são o Festival de Artes Integradas, as Rodas de conversa, a Ciranda e o Desfile Afro-Pojucano/ Afro-Resistência. O festival transforma Pojuca num grande caldeirão cultural, com música, dança, teatro, intervenções, exposições e feira de artesanato. Já as rodas de conversa, idealizadas especialmente para estudantes, proporcionam momentos de debates, diálogo se reflexões sobre diversos temas, dentro de um assunto escolhido para cada ano. A Ciranda é pensada especialmente para as crianças, com contação de estórias, oficinas, teatro, música e brincadeiras.
No Desfile Afro-Pojucano/ Afro-Resistência a população pojucana desfila sua resistência, seus antepassados, seus mártires, seus heróis, suas lutas, sua identidade, através das cores, dos penteados, maquiagens e acessórios que dizem quem são, desfilam o “encontro do que os religa e transforma” De 15 à 20 de novembro de 2019, nas escolas e na praça principal da cidade, haverá reflexão sobre o RIO POJUCA: MEMÓRIAS VIVAS DE UM RIO EM AGONIA.
O objetivo da SEMPO diante desse tema, é provocar a população e as autoridades pojucanas para olharem com seriedade e respeito para o rio que corta a Cidade, impulsionando-as a tomarem atitudes efetivas de ações pela defesa e recuperação daquele que emprestou seu nome nosso município.
Fonte: OCUPA