A - Mais Regiões

Prefeito de Mata de São João festeja o sucesso operação de limpeza das praias

Após dez dias de trabalho interrupto, prefeito de Mata de São joão celebra o empenho das equipes para recolhimento manual de cerca de 48 mil quilos de óleo

Em Mata de São João, antes mesmo das manchas de óleo atingirem nossas praias, convocamos os grandes empreendimentos hoteleiros e os grandes condomínios residenciais à beira mar, e dividimos com esses o serviço de coleta manual desse óleo. A Prefeitura disponibilizou, para aqueles que precisaram, os nossos biólogos, nossas equipes de técnicos e funcionários, além de materiais, equipamentos e ferramentas para esse serviço, tais como luvas, pás, rastelos, sacos plásticos e de ráfia, “big bags”, veículos, tratores, caminhões, retroescavadeiras, quadriciclos, etc.

Todos se engajaram de corpo e alma no imenso desafio de retirar, manualmente, o óleo cru que chegava diariamente às nossas praias. Nesse esforço, tivemos a inestimável ajuda do IBAMA, do Corpo de Bombeiros e da Petrobrás. Para nossa surpresa e imenso orgulho, a população de moradores, pequenos empresários, barraqueiros, ambulantes, o povo em geral, e até mesmo os turistas e visitantes, se prontificaram a ajudar na remoção do óleo e, sob orientação dos técnicos do Ibama e da Prefeitura, literalmente, “meteram a mão na massa”!…

Foram DEZ DIAS de trabalho ininterrupto, às vezes entrando pela noite para aproveitar o horário da maré baixa. Todos, sem exceção, deram o melhor de si e não pouparam sacrifícios na limpeza minuciosa das nossas praias. Além de contar com essa mão de obra incansável, empresas locais se ofereceram para ajudar, fosse com o fornecimento de embalagens para armazenamento do óleo recolhido, ou no transporte até o destino final. Foram quase QUARENTA E OITO MIL QUILOS de óleo recolhido, ressalte-se, MANUALMENTE, e já transportados pela Prefeitura, para uma empresa licenciada que se ofereceu para receber esse material.

Neste momento, todas as nossas praias estão limpas e próprias para o banho.

Mata de São João tem, agora, uma dívida de gratidão para com os seus funcionários, seus moradores, empresários, administradores de condomínios, grupos hoteleiros, barraqueiros, pescadores, ambulantes, Ibama, Petrobrás, Corpo de Bombeiros e Polícia Municipal. Enfim, com todos que participaram desse esforço solidário na defesa das nossas praias. Essa consciência da importância de preservar o meio ambiente foi claramente demonstrada por cada um dos envolvidos e. Por isso, são esses merecedores do nosso mais sincero reconhecimento.

Muito Obrigado a Todos!

Marcelo Oliveira

Prefeito de Mata de São João

Redação