Linsmar Dantas : Exemplo de Humanidade através da medicina Gastroenterologia.
Linsmar Dantas, um médico construiu uma carreira de sucesso através de uma história baseada em luta e superação
Uma das profissões mais antigas e importantes para a vida humana. O dia do médico, celebrado anualmente em 18 de outubro, homenageia profissionais de suma importância a vida humana.
Na história em questão, trazemos o enfoque para o gastroenterologista
Linsmar Dantas conceição (42), natural de Catu-BA, e residente em Alagoinhas-Ba, filho de Valeriano Souza, e Josefa Dantas conceição, popularmente conhecidos como santinho e dona preta, irmão de Lislene Dantas conhecida como leda, tem seu nome marcado na história da medicina no município de Catu e região, através da excelência e humanidade adotada durante sua trajetória de vida nos locais onde atuou.
A família de Linsmar não possui nenhum membro atuante na área de saúde.De família tradicional, relativamente pobre, onde seu pai trabalhava e sua mãe era dona-de-casa, a família adotava a visão, de permitir que os filhos estudassem, pois se os pais não foram contemplados com estudo, que os filhos estudassem e buscassem ter uma melhor projeção de vida.
Desde criança, Linsmar conta que sonhava ingressar no ramo da medicina, e através de bastante estudo e persistência, ingressou na Universidade Federal da Bahia- UFBA, no ano de 2007.“Queria fazer medicina ,mas também flertei com ciência da computação e geofísica, ginecologia, porémde fato, me encontrei na medicina especializada em gastroendocrinologia”. Destacou Linsmar, enfatizando que a escolha foi realizada devido ao fato do aparelho digestivo fasciná-lo através de sua fisiologia, e abordando que ‘nós somos o que comemos’.
Dificuldades
A maior dificuldade de Linsmar, ocorreu durante o curso de medicina, pois trabalhar e estudar é difícil, devido a complexibilidade de horários, onde quando ingresso na UFBA, Linsmar residia em Salvador. “Eu fazia personalizados e vendia na faculdade, dava aulas de física, química no colégio estadual deputado Manoel Novaes, próximo a faculdade”. Destacou Dantas.
Quando Linsmar realmente conseguiu atuar na área, acompanhou especialistas através de estágio, mas assim que se completou o período de formação, em 2005 trabalhou em Vitória da conquista durante o período de um ano ,e posteriormente excerceu sua função nas cidades DeItaeté, Açu, Andaraí Sergipe, Alagoinhas e Candeias.
Em Catu, sua jornada começou na clínica Sermec, onde inicialmente a cada 15 dias, em 2008, começou a atuar definitivamente, e atualmente, o profissional completa dez anos de exercícios nas sedes da clínica em Catu e Alagoinhas.
Jornada baseada na fé
Linsmar se define como um homem de fé, por compreender que é importante nos desafios diários da profissão. O mesmo relata apoiar projetos da Primeira Igreja Batista e ações sociais da mesma.
“ Faça para os outros o que você gostaria que fosse feito a você. Às vezes o paciente tinha um convênio e de repente se desempregou, e eu não deixei de atendê-lo por isso. Não faço nada antiético, porém não vou ficar mais rico forçando uma pessoa a me pagar ou ficar mais pobre por atender alguém de cortesia que necessita. No que eu puder ajudar faço, se o mesmo não resultar em prejuízos a clínica. Servir e ajudar, é um projeto de vida que todo mundo deve integrar independentemente da área de atuação”. Destacou Linsmar Dantas.
Nos momentos em que Linsmar tem que passar notícias ruins aos pacientes, o mesmo relata encorajar-se e ter fé. ” Acredito que a medicina é uma dádiva de Deus, e cuidar dos outros é um dom em todas as áreas, mas na área da medicina é necessário ter o dom pra lidar com determinadas situações”, destaca Linsmar Dantas.
“Na hora de dar notícias ruins eu fico mal. Qualquer notícia desagradável na área de saúde por mais que o paciente espere é péssimo, e existe uma transferência entre médico e paciente, logo me coloco no lugar do outro. Tudo isso desencadeia um desgaste, que reflete até em seu dia, às vezes até no ato de fazer o exame”. Pontuou Linsmar Dantas.
“Em momentos de desespero do paciente, tento me aproximar e dizer que pra tudo na vida tem um jeito. Procuro dar um ombro amigo e oferecer opções de tratamento, sendo humano e mantendo fé, e mesmo que as pessoas neguem, elas também são de fé, e na hora que nós não temos nada, nos apegamos a isso. E fornecço subsídios para que a pessoa se trate, sempre procurando saber notícias”. Destaca
Realização profissional
Atualmente, atuando na Clinica Sermec em Catu, na sede da mesma em Alagoinhas, e no Hospital das Clínicas, Linsmar relata sentir-se realizado profissionalmente, com objetivos que precisam ser alcançados, como ingressar na área de nutrologia, pois considera-se amante da endoscopia e gastro, a nutrologia seria para agregar a essa parte do aparelho digestivo.
Casado com Leilane Sales conceição (35), há 5 anos, Linsmar será pai de seu primeiro filho, um menino que já possui o nome de Levi, e está programado para pra nascer em março. “Um pai médico vai orientar um filho a isso, mas gosto da ideia de liberdade de escolha das pessoas, quero que quando meu filho crescer, se espelhe em mim, buscando algo que goste, agregando atitude positiva para com a sociedade e as pessoas, buscando sempre honestidade.
“Nunca desista de seus sonhos. Eu tinha um professor que dizia: a vida só é dura pra quem é mole. Se você deseja algo, corra atrás e se vire, pois o mundo não vai despejar no seu colo as coisas. Brigue por aquilo que você almeja, pois na minha vida as coisas nunca foram fáceis. Quem sai cedo e trabalha tem sorte. Se virar, acordar e trabalhar.” Destacou o gastroenterologista Linsmar Dantas.