Eleições dos conselheiros tutelares movimenta o domingo em Catu
Candidata evangélica tem maioria de votos
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Catu (CMDCA), através do processo eleitoral que ocorreu neste domingo (6), das 8h ás 17 h, escolheu os membros dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2020/2024.
Com um total de onze inscritos, cinco foram escolhidos pela população para a representação como conselheiros, onde ocorreram votações em dez escolas do município catuense, totalizando 12033 votos, com posse prevista para 10 de Janeiro de 2020.
Segue abaixo a lista dos conselheiros eleitos e quantitativos de votos:
- Laureane Sena dos Anjos (Lau da Farmácia) 1.696 votos;
- Edenilde Ferreira dos Santos (Dene) 1.492 votos;
- Daniele Benta dos Santos (Dani) 1.304 votos;
- Renata Bonfim Costa – 1.193 votos;
- -Paula Carlene – 1.128 votos.
“Ser uma das eleitas para integrar o conselho tutelar de Catu é de fundamental importância, pois ser Conselheira (o) tutelar é desempenhar uma função relevante no que se refere ao zelo pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes e isto exige responsabilidade, compromisso e sensibilidade, tendo em vista que, meninos e meninas são SUJEITOS DE DIREITOS, mas as violações continuam acontecendo e todos nós precisamos estar atentos para evitar que a negligência, o tratamento desumano, a violência, acabem com a infância e juventude”. Relata Segundo Paula Carlene (36), Professora e atuante como conselheira tutelar no município por dois mandatos.
O Conselho Tutelar é um órgão público municipal que tem como missão representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, contra qualquer ação ou omissão do Estado ou dos responsáveis legais, que resulte na violação ou ameaça de violação dos direitos estabelecidos pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Segundo Gicélia dos Santos Presidente da Associação São judas do Bairro Bom viver, e fundadora do CDMCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Catu, “ O conselho da criança foi criado para que o conselho tutelar pudesse existir. A eleição ocorreu de maneira transparente, e o conselho tutelar em Catu é importante para proteger as crianças que sofrem maus tratos. Este órgão serve como proteção para a criança”. Pontuou Gicélia.
Para mais informações você pode entrar em contato através do endereço abaixo:
Endereço: Pça. Duque de Caxias, S. N, Praça Lourenço Olivieri, Catu – BA
Telefone: (71) 3641-2650