A - Mais Regiões

Pojuca é contemplada com maratona de inaugurações durante seu aniversário de 106 anos

A Prefeitura Municipal realizou uma maratona de inaugurações e assinaturas de ordens de serviços para festejar os 106 anos da cidade de Pojuca

Um dia inteiro para celebrar nessa segunda-feira (29), com uma seqüência de celebrações que começou ao amanhecer, às 5h, com uma alvorada e a filarmônica São José pelas ruas da cidade. As 7h 30min, as comemorações foram executadas com a missa de ação de graças, na Igreja Matriz da cidade, onde o momento foi reservado para agradecer e declarar a confiança em Deus em uma nova Pojuca.

Durante a missa, celebrada na presença de fiéis Católicos, autoridades e da comunidade, houve homenagem ao Padroeiro Bom Jesus da Passagem, que recebe esse nome devido a hospitalidade do povo pojucano. Para celebrar a ocasião, crianças entoaram louvores que emocionaram o público presente, através de hinos que reacendem a fé, devoção, amor e gratidão ao Padroeiro.

Dando em seguida, às 9h30min, aconteceu o tradicional ato de hasteamento das bandeiras na câmara municipal, onde foi comemorado os 106 anos de emancipação política de Pojuca, e sua evolução estrutural ao decorrer dos anos.

Às 10h foi iniciada a maratona de inaugurações realizada através da Prefeitura Municipal de Pojuca. O primeiro local foi o novo prédio a Secretaria de Educação e Centro Municipal de Educação Profissional, nomeado em homenagem ao Engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho. O presidente da Câmara de Pojuca Fábio das Virgens foi o autor do projeto que simbolizou a gratidão de uma comunidade pela pessoa de José Carvalho, que dedicou uma vida para oportunizar os menos favorecidos através da educação, além de empregabilidade através dos seus projeto empresas.

A emoção tomou conta do local, onde marcaram presença funcionários da Ferbasa, que emprega milhares de pojucanos e população circunvizinhas, empresa criada por José Carvalho e seus familiares. Durante o evento, foi relatada a luta do engenheiro para gerar empregabilidade na cidade de Pojuca e arredores, bem como estudo de qualidade, onde José Carvalho persistiu com sua visão até seus últimos dias de vida. “Este prédio que recebe o nome de meu marido José Carvalho, me deixa imensamente gratificada, pois nós construímos essa trajetória linda no ramo da educação, beneficiando milhares de jovens aqui na Bahia. Os olhos de José Carvalho brilhavam quando ele falava de educação”. Relatou Gilcina Carvalho, viúva de José Carvalho.

Em seguida, foram inaugurados o Centro de Treinamento Esportivo, pois o esporte é encarado pela gestão como um instrumento poderoso de inserção social.

Após a inauguração do CT, foi a vez do refeitório do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, que já existia, mas foi melhorado para atender as necessidades dos estudantes, e em seguida da Central de vídeomonitoramento, que visa reforçar a segurança na cidade de Pojuca, outrora era uma das mais violentas, agora a terceira menos violenta da região, para o prefeito Duda Leite, uma luta e uma vitória conquistada de uma bandeira levantada desde os primeiros dias da sua gestão.

A inauguração do Centro de Referência em Tratamento de feridas crônicas , foi umas das mais esperadas pela comunidade. O local visa atender pessoas que possuem feridas agudas ou crônicas que não cicatrizam facilmente, além de possuir uma sala exclusiva para cuidados bucais. “ Além de tratar as pessoas que foram acometidas com as doenças, visamos educá-las para que tomem os cuidados necessários e não necessitem passar pelo Centro de Tratamento”. Relatou Dr.Mendes, médico local.

“Estamos cumprindo com nossas obrigações e isso é muito importante. Já executamos melhoras na limpeza e na pavimentação asfáltica da cidade, onde já temos mais de 26 Km asfaltado, além dos projetos para as UBS, que visam beneficiar uma comunidade numerosa e necessitada. Ainda há muita coisa a ser feita, mas com dedicação e persistência, iremos alcançar as nossas metas, tendo em vista que já temos um grande avanço, comparado há anos atrás, quando a cidade apresentava um orçamento apertado, sem recursos suficientes para atender a população”. Pontuou o prefeito Duda Leite, que se emocionou durante todos os momentos das entregas.

Após todos presentes se emocionarem com a inauguração do Centro de Referência em Tratamento de Feridas Crônicas, houve a visitação do consultório da UBS Nova Pojuca. Ainda durante a maratona de inaugurações, o Prefeito assinou diversas ordens de serviço de equipamentos e serviços importantes para qualidade de vida do pojucano, entre as ordens assinadas estava a Casa da Cultura.

O dia de festejos foi encerrado com apresentações culturais na praça ACM, e atrações musicais como Dilmar Voz de Ouro, Roger Lima, Mulller Magno e Seu Farinha. A Banda Harmonia do Samba atração mais aguardada da festa, levantou o público que não desanimou, mesmo diante das fortes chuvas que caíram na Praça ACM, e colocou o público para dançar muito através de sucessos musicais conhecidas em toda região bahiana. O público curtiu do primeiro até o último minuto da festa, fechando as comemorações em um clima de descontração e satisfação, ressaltando a frase utilizada nos discursos do Prefeito durante todo o dia, “ Hoje o orgulho do pojucano foi reestabelecido”. Declarou Duda Leite emocionado.

Redação