Cultura

Momento de reacender fé e os vínculos afetivos preencheram mais uma noite do novenário de Sant’Ana em Catu

A noite desta terça-feira na Paróquia Senhora Sant’Ana foi repleta de fé e devoção, repassadas através da palavra do Padre Cláudio que atraiu dezenas de devotos até o local

A noite do novenário nesta terça-feira (23) na Paróquia Senhora Sant’Ana, levou devotos de diversas localidades a marcarem presença na manifestação de fé católica. A missa contou com a presença do Pa. Cláudio que já foi pároco da cidade de Catu-Ba, e atualmente exerce sua atividade religiosa em Pojuca-Ba.

Todos os anos a participação de Padre Cláudio é esperada com muito ansiedade por devotos de ambas as Paróquias, e dessa vez, além dos paroquianos, trouxe também Duda Leite, Prefeito de Pojuca, cooperando para confraternização para a união de diferentes comunidades. “Hoje estou como presidente da comissão do Bom Jesus da Passagem, e venho representando a comunidade, não como prefeito, mas exercendo o papel de católico. E como prefeito católico, posso dizer que nós abordaremos sobre secções de pessoas, onde não iremos dividir indivíduos ou espíritos, pois Deus é único e devemos viver em harmonia, independente de cor, raça ou religião. Todos somos filhos de Deus, e se levarmos isso para a política, iremos contribuir para um país diferente do que temos vivido nas últimas décadas”. Relatou Duda Leite, sobre sua presença junto ao prefeito de Catu Gera Requião.

Em meio ao clima de confraternização, a missa abordou o tema ‘depressão e fé’,e devotos lotaram o local, onde faltaram cadeiras para os paroquianos, e parte tiveram que assentar-se na parte externa da Matriz de Sant’Ana. Antes de finalizar a noite, Pa.Claúdio fechou a noite ressaltando que depressão é uma doença sim. “A igreja intercede com orações, mas o individuo acometido com depressão deve incluir a medicina em seu tratamento. É necessário confiar na cura com força e esperança, para que possam ser enfrentadas todas as adversidades. É importante ressaltar que a depressão não é frescura”. Pontuou o Pároco durante a pregação.

Veradores, secretários, assessores estiveram presentes junto com o prefeito de Catu Geranilson Requião, e reforçou a idéia da diversidade comunitária estar presente nas celebrações de fé católica. “Na noite de hoje, dois prefeitos de cidades e partidos diferentes estiveram juntos. O momento com a celebração através do padre Claudio pela Paróquia Bom Jesus da passagem de Pojuca foi maravilhoso, e a gratificação por receber Duda leite também é grande, independente de diversidade política ou religiosa, ele é um amigo querido, sempre bem-vindo”. Pontuou Gera.

O ponto auge da festa será na sexta-feira, dia da padroeira, mais durante toda semana tem programação. Veja abaixo a agenda de celebração:

8º NOITE (24/07)

CELEBRANTE:Pe. Márcio – D’Ávila

RESPONSÁVEL PELA LITURGIA E CÂNTICOS: Pau Lavrado, Coelhos, Oiteiro de Linha e Panelas.

CONVIDADOS: Todos os comerciantes e comércio local, Comerciários, CDL, Sindicato dos Comerciários, Empresas de ônibus, Transportes e Grupo de Mulheres Roda Viva do Barão.

9ª NOITE (25/07)

CELEBRANTE: Frei Jorge Rocha – Salvador

RESPONSÁVEL PELA LITURGIA E CÂNTICOS: Gravito e Júnior, Maringá e Ministros Extraordinários da Eucaristia e Pastorais.

CONVIDADOS: COMIPA, Gestor Municipal, Câmara Municipal, Comarca Catuense, Escritórios de Advocacia e Advogados.

FESTA (26/07)

07:00

CELEBRANTE: Pe. Pedro Rocha – Mata de São João

RESPONSÁVEL PELA LITURGIA E CÂNTICOS: Terço dos Homens da Matriz e Pau Lavrado

CONVIDADOS: Todo povo da Zona Rural e Visitantes.

10:00

CELEBRANTE: Dom Paulo Romeu – Diocese Alagoinhas

RESPONSÁVEL PELA LITURGIA E CÂNTICOS: Júnior Devotos e Equipe de Liturgia

CONVIDADOS: Todos os paroquianos e devotos e São Joaquim e Senhora Sant’Ana.

14:30

Batizados – Adultos

16:00

Procissão – Saindo da Capela do Bom Viver

Redação