Esporte

Vitória segue com chance de subir para série A

Rubro-Negro pode se espelhar no Goiás de 2018 e no Santa Cruz de 2015, que tinham menos pontos ao final da 5ª rodada e conseguiram subir para a Série A. Veja exemplos de times que começaram mal e arrancaram para o acesso.

As primeiras cinco rodadas da Série B foram superadas, e o desempenho do Vitória está longe de ser satisfatório. Com apenas quatro dos 15 pontos possíveis, a equipe é a penúltima colocada. A distância para o Sport, clube que abre o G-4, é de cinco pontos. O Botafogo-SP, líder da Segundona, tem 12.

A situação é preocupante. Principal objetivo do Rubro-Negro na temporada, o acesso costuma ser construído desde as primeiras rodadas. Jogadores e treinadores sempre alertam para a necessidade de impor um ritmo forte no início da competição, que é marcada pelo equilíbrio.

Mas ainda há muito água para rolar. Tomando como exemplo as últimas cinco edições da Série B, é possível encontrar exemplos de equipes que tiveram um início difícil e conseguiram uma arrancada forte rumo à Primeira Divisão. O principal deles é o Goiás, que na temporada passada terminou na quarta posição.

Ao fim da 5ª rodada, o Goiás tinha apenas um ponto, três a menos do que o Vitória tem hoje. O primeiro triunfo do Esmeraldino aconteceu apenas na 8ª rodada, e foi a partir desse momento que a equipe iniciou a recuperação, vencendo seis dos oito jogos seguintes.

Confira como estava o G-4 da Série B na 5ª rodada e como ficou ao fim da competição.

Outro exemplo em que o Vitória pode se inspirar é o Santa Cruz da temporada 2015. Até a 5ª rodada, a equipe pernambucana ocupava a 19ª posição, com três pontos. Quando a Série B acabou, o Santinha conseguiu o acesso sendo vice-campeão, com 67 pontos. O Rubro-Negro também garantiu o acesso nesse ano.

O momento mais forte do Santa foi justamente na reta final da competição, justamente quando venceu nas últimas seis rodadas, arrancando para o vice-campeonato.

Confira como estava o G-4 da Série B na 5ª rodada e como ficou ao fim da competição.

Uma análise das cinco últimas edições da Série B mostra que é possível se recuperar após um início de competição ruim, desde que a equipe consiga imprimir um ritmo forte em determinado momento da tabela e mantenha a regularidade na sequência.

O Vitória entra em campo nesta sexta-feira, quando encara o vice-líder Bragantino, no Barradão. Na sequência, a equipe enfrenta Sport e Oeste, depois é a pausa para a Copa América, quando o técnico Osmar Loss terá tempo para trabalhar com o elenco.

Fonte : G1

Redação