NotíciaPolitics

População questiona e o Prefeito de Catu responde

Água incolor, torneiras abastecidas, asfaltamento das ruas e São João de Catu, foram questões abordadas pelo Executivo do Município Catuense.

As redes sociais vem sendo utilizadas pela população de Catu-Ba, para  interagir com o executivo Catuense, buscando respostas sobre trâmites e execuções de projetos necessários para a qualidade de vida das comunidades locais. Temas como asfaltamento de ruas, rede de esgoto, abastecimento, saúde, educação, apoio a causa animal foram pontuados pelo Catu Acontece, e o prefeito Geranilson Requião respondeu  as indagações em entrevista concedida ao Catu Acontece.

Um questionamento constante dos internautas catuenses, é a questão das ruas que não foram contempladas pelo projeto de asfaltamento, que está sendo executado nas ruas do município através do Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A ) instituição financeira vinculada a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Depois de muitas discussões na Câmara Municipal, levantadas pela oposição, as obras estão em andamento.

As intervenções  estão sendo feitas em diversas ruas da cidade Catuense por ordem de prioridade. A obra realizada na Rua Celso Rates, por exemplo, é uma questão de anos, onde a população vinha solicitando melhorias em suas vias. Como a localidade não consta no projeto Desenbahia, a prefeitura buscou da melhor maneira possível atender a localidade, inclusive com recursos próprios.

A Prefeitura de Catu, aguarda determinação da empresa responsável pelo projeto Desenbahia, para continuidade das obras que estão paradas há cerca de 60 dias. Segundo informações divulgadas pela acessória da empresa, a mesma parou devido a problemas estruturais.

As próximas áreas a serem contempladas com intervenção são : Cézar Borges, Barão de Camaçari e Bom viver. Para as localidades que ainda não foram atingidas, tudo será trabalhado dentro de orçamento e planejamento, seguindo desempenho do projeto Desenbahia. Ao término do mandato, a previsão é de 90% das ruas asfaltadas. O objetivo da gestão é viabilizar meios  para que sejam alcançadas todas as ruas possíveis.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO E QUALIDADE DA ÁGUA

A prefeitura já possui o Plano de Saneamento básico do município, e aguarda liberação do Ministério das Cidades,  para que através do Governo Federal, a Rede de Esgoto do Município, seja efetuado o projeto
segundo o prefeito . “ Já foram realizadas centenas de obras em Redes de Esgoto no Município, com recurso próprio, algo extremante  importante, pois está ligado diretamente  com saúde e bem estar das pessoas, já que atrai insetos e contamina o solo e água. Uma vez também que, boa parte do esgoto escoa para os rios, a meta dessa gestão é deixar 100% de água para todos os moradores”. Pontuou.

ÁGUA

Recentemente foram concluídos poços na região do Tauá e Boi Peba , para atender a comunidade do Bom viver e os dois condomínios do ‘Minha Casa Minha vida’, onde há 4 anos atrás já havia sido feito um poço, mas infelizmente não atendeu a demanda da comunidade, então, foi  perfurado mais um. Uma dificuldade frequente que enfrentamos ainda hoje nessa questão, é o grande problema com vandalismo em determinadas regiões, onde  furtam as fiações dos poços, deixando a comunidade sem água”. Mencionou Requião mostrando -se preocupado  com a questão.

A novidade nesse processo que pretende acabar com as queixas dos moradores da região central de da cidade, Geranilson trouxe em primeira mão na entrevista para o Catu Acontece:  “Estive com Dr.Álvaro Cruz, proprietário de uma fazenda no Município Catuense, onde obtive autorização para perfurar mais dois poços dentro de sua fazenda. A meta é retirar os poços da Santa Rita, que estão de forma precária em atividade ha cerca de 60 anos, e melhorar a qualidade de água da região do centro, nos bairros: Santa Rita, Rua nova,e Comércio.  Dessa forma vamos acabar com a questão da cor escurecida da água, por conta da tubulação de ferro que é antiga, da época da Ditadura Militar,e a água da cidade não resiste por conta disso, a deterioração que o tempo trouxe,  já que a cor da água se deve ao material de ferro, dessa tubulação antiga ”. Reiterou.

Poço artesiano que irá abastecer comunidade do Bom viver

SAÚDE

O Município conseguiu através de uma emenda do Deputado Nelson Pelegrino, um arco cirúrgico, onde já tiveram a autorização da Secretaria de Saúde do Estado, para que o município realize cirurgias ortopédicas. Viabilizando que os profissionais catuenses possam realizar as devidas intervenções. Um arco cirúrgico custa em torno de 300 mil reais, segundo informações divulgadas por Geranilson Requião.

 A prefeitura conseguiu junto o ministério da saúde e a SESAB( Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), a transformação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para uma CPN (Centro de Parto Normal) . Após aprovação dos Conselhos Municipais de Saúde e tramitação das bases legais para realização da obra, serão realizadas a adaptação da estrutura predial para dar segmento ao projeto. Os aparelhos que irão ser utilizados já foram comprados .

Estão em fase inicial três UBS( Unidades Básicas de Saúde),são elas : Bairro Planalto, Bom Viver e Santa Rita, onde santa Rita já foi iniciado, mas aguarda-se liberação de recursos para continuidade das obras.

Arco Cirúrgico para atendimentos de alta complexidade

REFORMA

As obras do Centro Histórico, Praça Duque de Caxias e entorno, são emendas dos Deputados Lídice da Mata e Nelson Pelegrino, executadas pela secretaria de Turismo do Estado, onde a prefeitura somente fiscaliza a obra. “A prefeitura investiu em pontos que não eram contemplados no projeto. A obra demorou por problemas entre a empreiteira, Secretaria de Turismo e Caixa Econômica Federal, pois é financiado pela Caixa. O que se espera, é que daqui há 3 semanas,  já se tenha terminado o piso, e não terá mais passagem pela frente da igreja Católica, para organização do fluxo de veículo local. Estão alargando o passeio da igreja, para dar segurança aos pedestres e no fundo, foi construído o ponto de ônibus para dar mobilidade as pessoas que transitam, e veículos que trafegam naquela via.” Explicou Geranilson.

Segue o link para mais informações: https://www.catuacontece.com.br/nova-etapa-de-requalificacao-da-praca-duque-de-caxias-e-iniciada-pela-setur/

Requalificação da praça Duque de Caixias

SÃO JOÃO

A prefeitura recebeu solicitação da CDL para esclarecimentos sobre  o São João, e o Prefeito Geranilson Requião,  destacou : ” Vamos sim realizar uma festa bem bonita e alegre, portando a missão de alavancar as vendas do comércio.O mês de Junho , é um mês onde as pessoas gostam de comprar,  por ser um mês junino e recesso escolar, então vamos impulsionar ainda mais.  Aproveitando também, destaco sobre o Forró do Bongo, onde a Prefeitura possui parceria com a festa, cedendo o estádio para realização, já que é uma festa já tradicional e conhecida em todo Brasil, atraindo turistas de diversas cidades. Então enfatizo: Vai ter São João, sim!” , destacou  Requião.

A assessoria de comunicação vai trazer a informação completa sobre a grade  de programação, mas segundo informações divulgadas, segue o calendário, mas na entrevista, o Prefeito adiantou um pouco da programação das festividades:

 20 e 21- Na área da Aruanha – Feira gastronômica

 22- Concurso de quadrilhas e Duas bandas( serão reveladas no Lançamento Oficial do São João de Catu-Ba)

23- Pré São João , começando com ‘Canta Luiz’, projeto da empresa FERBASA ,com ‘Festival de Sanfonas’, com duração de 3 horas, tendo início às 19h e encerrando  com a abertura do São João às 22h, com as atrações até o amanhecer do dia.

24-  São João e Arrastão de Sítio Novo  a partir das 20 h

25- Festejos no palco da Aruanha a partir das 20 h

27- Desfile de Quadrilhas em Sítio Novo e Bandas locais

28-  Festividade no Distrito de Pau lavrado

29- Festividade no Distrito de  São Miguel

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.