A - Mais Regiões

CAPS leva movimento do Janeiro Branco à população matense

Janeiro Branco teve ênfase na sexta-feira(25) em ação de impacto no Parque da Cidade de Mata de São João

A manhã dessa sexta-feira (25) ficou marcada para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Em meio a muita alegria e diversão o movimento ‘Janeiro Branco’ reuniu os pacientes no Parque da Cidade para reforçar a importância dos cuidados com a mente humana, e como buscar tratamento e ajuda em alguns casos específicos.

A Coordenadora do CAPS, Aline Fernandes, abriu o encontro falando sobre o ‘Janeiro Branco’, que não é tão conhecido quanto o ‘Setembro Amarelo’, mas que merece a atenção de todos. Artistas locais também fizeram apresentações para alegrar ainda mais a manhã desta sexta. A cantora e poetisa Lara Nunes trouxe um repertório super diversificado e autêntico para a turma do CAPS, que se divertiu bastante e pediu por mais músicas. Quem também se apresentou foi a professora Kika, do Conservatório de Música, que dá um show sempre que se apresenta.

O encontro no Parque da Cidade teve direito à uma arte de grafite chamativa e impactante com a frase “CAPS, cuide da sua mente!”. Para finalizar o evento, o professor de zumba Fael levantou todo mundo para dançar, fechando o encontro do movimento ‘Janeiro Branco’ com chave de ouro.

Sobre o janeiro Branco

Uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as) e realizada por psicólogos(as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da Saúde.

As ações voltadas para o janeiro branco, mês que conscientiza a população a respeito da importância do cuidado da saúde mental, continuam a acontecendo.

Além disso, centenas de postagens na internet e dezenas de entrevistas a televisões, rádios e jornais impressos foram efetivadas ao longo das edições da Campanha  tudo em nome da promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e da valorização dessa temática no cotidiano das sociedades.

A importância do Janeiro Branco


Em uma época em que as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo, segundo dados dos Ministérios da Saúde de todos os países do planeta e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a é que 23 milhões de brasileiros, ou seja, 12% da população, apresentam sintomas de transtornos mentais. Mas, não é só a depressão que atinge a população: ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia também estão no topo da lista das doenças mais recorrentes.  A ação propõe-se a fazer  um mês inteiro dedicado às reflexões, às orientações e ao planejamento de ações estratégicas em prol da Saúde Mental nas vidas de todas as pessoas e em variados ambientes em que elas estejam, e, em especial, daquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de entrar em contato com essas reflexões, orientações e ações.

Facebook: campanhajaneirobranco

Site: janeirobranco.com.br

Fotos: Prefeitura Mata de São João

Redação