Educação

Roda de Capoeira, música e celebração na reinauguração de mais uma escola em Catu

A Prefeitura e a secretaria de Educação entregou um moderno colégio para a comunidade do Mocambo 2. O equipamento foi totalmente reconstruído para oferecer um espaço completamente estruturado para comunidade

Valdecir de Sena, mãe de Joandeson e Rodrigo

Uma tarde de festa para a comunidade Barão do Mocambo 2, em Catu, no bairro Barão de Camaçari, na sexta-feira(30) de novembro. Com direito a fogos, balões, capoeira e fanfarra, foi reinaugurado o espaço da Escola municipal José Araújo Lima. A instituição passa a abrigar os alunos da educação infantil do primeiro ao quinto ano, com tempo parcial e com a proposta de fazer atendimentos de projetos sócio educativo em outro turno.

A inauguração contou com a participação não só das crianças, mas também de  dos pais. Valdecir de Sena, mãe de Joandeson e Rodrigo, que estudam desde novos, na escola municipal José Araújo Lima, falou com alegria sobre a reinauguração do colégio: “maravilhosa essa reforma, glória a Deus, Ele é fiel.. Eu desejava que isso acontecesse há um bom tempo finalmente meu foi realizado, eu sempre confiei nesse colégio, nos professores, todos merecem essa festa”. Destacou.

Joelma Silva Lima, mãe de Laisa De Jesus

Joelma Silva Lima, mãe de Laisa De Jesus, conta que a sua filha estuda há dois anos no colégio José Araújo De Lima: “O ensino vai melhorar com certeza, um novo ambiente contribui também para uma boa qualidade de ensino”. Ressaltou.

Arquiteto Agildo Farias de Souza Júnior junto com a secretária de Educação Ana Teixeira

Agildo Farias de Souza Júnior, arquiteto responsável pela construção do colégio, falou sobre a obra realizada, “quando Ana Teixeira me convidou para assumir e criar um departamento de arquitetura e engenharia dentro da secretaria de educação, porque tínhamos 42 escolas na rede completamente inadequadas e todas com um problema muito grande que era a acessibilidade, começamos a fazer  o estudo de cada uma das escolas e demos início as reformas que  passaram a se tornar reconstruções, alguns casos como esse aqui do José de Araújo Lima, que teve que ser completamente demolido e construído uma nova escola, dando os espaços mais adequados, com salas amplas, mais iluminadas e ventiladas, com rampas de acesso, banheiros acessíveis, um equipamento de qualidade para a população”. Enfatizou.

Agildo destacou outras vitórias após o processo de reconstrução e reforma as escolas: “ tínhamos um grande problema de evasão e percebemos que as  crianças e os pais tem se interessado em voltar para essas instituições de ensino que estão sendo entregues novos, no caso desse colégio mesmo, era uma escola que funcionava em um estábulo que foi adaptado. Após a  toda demolição e foi construído um outro equipamento  completo para comunidade”. Destacou.

A secretária de Educação e Cultura, Ana Teixeira, falou sobre o as mudanças; “os projetos de ensino implantados em Catu, irão crescer mais, é uma experiência piloto, trabalhamos muito para chegar a esse resultado, nosso maior objetivo é oferecer aos alunos além de uma boa educação, um espaço agradável e de qualidade”. Ressaltou.

Prefeito Geranilson Requião jogando capoeira com alunos

Na inauguração contou com fanfarra, fogos e a presença de diversas autoridades, como o Prefeito Geranilson Requião, que fez festa junto com a comunidade, entrou em uma roda de capoeira aproveitando todo o momento de celebração.

 

 

 

 

 

 

Redação