Repórter vai às ruasSaúde

Hospital Municipal de Catu terá sistema de climatização em um mês, anuncia Santa Casa de Misericórdia

Dentre os municípios baianos, Catu destaca-se por ter investimentos em saúde e educação bem acima das exigências legais, possibilitando a solução e superação de problemas

 

Na edição de um jornal de audiência estadual, denúncias relatam que funcionários e pacientes estariam vivenciando uma situação de extremo calor e falta de estrutura do Hospital Municipal de Catu, administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, desde de setembro de 2017. (Veja matéria nesse link: https://globoplay.globo.com/v/7125521/)

 

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, divulgou nota esclarecendo as denúncias de acompanhantes de pacientes sobre problemas com a climatização das dependências do HMC. A entidade enfatiza que, “em até 30 dias, todas as enfermarias do hospital terão ar condicionado. O HMC nunca possuiu sistema de climatização”. Destaca ainda a administradora do equipamento hospitalar que o trânsito de pacientes nas áreas de circulação é normal e faz parte da orientação fisioterápica.

Em matéria veiculada por emissora de TV  no estado, pacientes também reclamaram da impossibilidade da utilização de ventiladores. Na mesma nota, a Santa Casa esclarece que, “a proibição do uso de ventiladores aconteceu desde janeiro, a pedido da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), seguindo orientação da ANVISA”, fato que foi investigado junto aos Órgãos competentes e corroborados pela NBR – 7256 e ainda do fato matéria existente no site do Ministério da Saúde.

Prefeito Geranilson Requião e Roberto Sá Menezes

A história do Hospital Municipal de Catu vem sendo contada ao longo de mais de 20 anos. Equipamento administrado pela Prefeitura Municipal até meados de 2017, o HMC passou por uma reforma que requalificou todas as suas instalações e recebeu equipamento novos e modernos. Através de parceria firmada entre o município e a Santa Casa, a unidade passou a ter uma gestão altamente especializada e vem gradativamente sendo direcionado a realização de atendimentos mais rápidos e humanizado.

Parte dessa reestruturação, que incluirá a climatização de suas instalações, já possibilita o reconhecimento da unidade de saúde como uma das mais bem equipadas da região. Atualmente, além dos pacientes de Catu, o HMC também atende a pacientes de outros municípios, realiza cirurgias e abriga diversos mutirões, a exemplo do mutirão contra a catarata e de cirurgias eletivas realizado pela SESAB. A expectativa é que a unidade seja cada vez mais equipada e qualificada para dar suporte à demanda dos quase 60 mil habitantes do município.

Além do HMC, Catu conta ainda com 15 Unidades de Saúde da Família, Ambulatório de Especialidades Clínicas, Centro Multidisciplinar para atendimentos em fisioterapia e psicopedagogia, Centro de Especialidades Odontológicas, Laboratórios de Próteses e de analises Clinicas. O município se prepara ainda para abrigar um Centro de Parto Humanizado e pretende entregar mais três sedes próprias para Unidades de Saúde da Família.  Toda a estrutura de saúde municipal é mantida por verbas federais e, principalmente por verbas municipais, que superam os valores percentuais exigidos por lei. Dentre os municípios baianos, Catu destaca-se por ter investimentos em saúde e educação bem acima das exigências legais.

O Catu Acontece esclarece que está a inteiramente a disposição para esclarecer quaisquer que sejam as reivindicações e dúvidas da população, como veículo isento e comprometido com a verdade que é.