ComunidadeEducaçãoNotícia

6ª edição do PROERD mobiliza comunidade catuense

Projeto Proerd realiza caminhada voltada para a conscientizar as crianças sobre respeito aos pais, professores e a não tolerância às drogas

Um evento com forte ‘espírito’ de cidadania. Foi assim a sexta caminhada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência, PROERD, pelas ruas de Catu-Ba na manhã dessa quinta-feira(02), com a presença de alunos das escolas municipais, polícia militar, secretários municipais vereadores e o prefeito da cidade, Geranilson Requião.

 

As escolas Gilberto Alves Araújo, Arlindo Ribeiro de Almeida, Professor Jecelino José Nogueira e Themístocles Cezar Góes, desfilaram pelo centro da cidade, tendo como linha de frente a Fanfarra Municipal da Escola Gilberto Alves (FAMEG), levando a mensagem da paz e a não tolerância à violência, drogas e a indisciplina. Temas como bulling e educação foram abordados também.

vice-diretora Edcleide Valença

As responsáveis pelo Themístocles e Jecelino, no evento foram a vice-diretora Edcleide Valença e diretora Leda de Assunção Castro, ambas descreveram a ação como enriquecedora,que fomenta o não uso das drogas, além de resgatar os valores que ao longo do tempo foram ficando de lado.

A vice-diretora Edcleide destacou: “esse momento é enriquecedor, e é onde a comunidade escolar está mostrando para a sociedade a temática ‘drogas’ conscientizando a todos. Um momento de reflexão, mostrar mesmo que esse caminho das drogas é repudiado veementemente por todos nós enquanto cidadãos. A educação tem que está a frente de tudo disso”. Explanou.

 

diretora Leda de Assunção

Já para Leda: “essa caminhada é algo singular, num momento onde os valores foram perdidos e encontramos um programa desse nível com o intuito de resgatar e instruir esses meninos no caminho do combate a drogas e a violência. A comunidade precisa abraçar e incentivar para realmente caminhar na proposta do programa, vemos a mudança de comportamento dos alunos após a passagem por tudo isso.” Destaca.

 

 

Sargento Josenildo

 

Para o Sargento Josenildo, é algo enriquecedor: “é de extrema importância essa ação. Fizemos 12 momentos com os alunos em sala de aula e hoje eles entenderam o porquê do destaque ao combate a essas práticas abusivas do incentivo ao uso das drogas. Frisamos também a importância do respeito aos colegas, pais, professores, a questão da responsabilidade e acima de tudo, a estratégia da resistência de evitar o assédio as drogas, além de como vencer o bullling.”

 

Secretária de Educação Ana Teixeira

A secretária de Educação e cultura Ana Teixeira frisa que a caminhada é o segundo passo de todo o projeto trilhado: “essa hora é importante porque dá visibilidade.Tudo começou na sala de aula com os policiais explicando para os estudantes o porquê do não consumo de drogas, a questão da saúde, o fim que leva a indisciplina e o não respeito aos pais. A caminhada é o segundo passo do Proerd e o terceiro é a formatura onde recebem prêmios, diplomas.” Explica.

 

 

Prefeito Geranilson Requião Tocando Trompete

O Prefeito Geranilson Requião aproveitou a orquestra sinfônica e ainda arriscou tocar um trompete, interagindo com a turma com sucesso. Para Requião visualiza toda a caminhada como algo importante: “algo para toda a comunidade, precisamos tirar as nossas crianças e jovens da fase da vulnerabilidade a esse caminhos torpe, agradecemos a policia militar pela parceria nesse sexto ano do evento, ao todo atendemos cerca de 650 alunos, os pais estão adorando este evento”. Finaliza.

 

 

Veradores Professor Seles, Márcio Damasceno, Rubens de Pau Lavrado , Denize Barbosa e João do Ônibus

 

Os vereadores presentes foram Professor Seles, Márcio Damasceno, Rubens de Pau Lavrado, Denise Barbosa, João do Ônibus. O presidente da Câmara Marcelo Calasans marcou presença junto com a vereadora Pró Dilza (pré-candidata a deputada estadual) e os secretários Ana Teixeira e Adonay da Silva.

 

 

 

 

Marcelo Calasans (blusa polo)

Redação