A NOVA ERA DIGITAL E A REVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO
A rotina diária passa pela tela dos smartphones . O mundo na palma da mão é a revolução e a libertação do homem da obrigação de se relacionar diretamente com ele
Por Isis Pessoa
s seis horas da manhã seu smartphone te acorda com aquele mesmo ringtone que toca todas as manhãs. Segunda ação, logo após abrir os olhos, você pega o aparelho em suas mãos, confere se chegou alguma notificação nova durante a madrugada, se recebeu um e-mail ou alguma mensagem pelo Whatsapp depois de dormir.
No trajeto para o trabalho, conecta os seus fones de ouvido no celular, seleciona aquela pasta com sua playlist ou acessa o Spotify*, tornando o seu percurso mais animado enquanto confere as atualizações dos seus amigos no Facebook e as fotos ou vídeos que foram publicadas no Instagram desde seu último acesso.
Sem dúvidas isso descreve a rotina de muitas pessoas em diversas partes do mundo. Estamos conectados o tempo todo. Até enquanto dormimos, mantemos nossos os celulares na cabeceira da cama.
Entre selfies do dia a dia até a hora de ir dormir, em dois minutos é possível ver a dependência das pessoas pela tecnologia e como ela influencia nosso comportamento social. Isso retrata bem as mudanças de comportamento e novos paradigmas que estamos vivenciando. Onde a cada novo dia é lançado um novo aplicativo.
As interações sociais mudam. E ao mesmo tempo em que podemos estar em todos os lugares, não estamos em lugar algum.
É assustador e ao mesmo tempo entusiasmante perceber que vivemos uma época com tantas mudanças bruscas de comportamentos, atitudes, nos relacionamentos, na política, nos sistemas sociais e nas relações com a natureza sob todos os aspectos. As gerações antigas; prezavam valores tão diferentes que nestes tempos atuais, levariam algumas pessoas ao estado de total estranheza.
O surgimento das redes sociais é um fenômeno recente e que se expandiu muito rapidamente. A influência delas na vida das pessoas é um fato incontestável.
Na internet vemos pessoas se organizando politicamente em prol do bem comum, repassando informações úteis e aderindo a campanhas de solidariedade.
As pessoas utilizam as redes, como fonte de network, resgatam contatos profissionais, atualizam e disponibilizam os currículos, recomendam e são recomendados, divulgam trabalhos e parcerias. Além de proporcionar reencontro com aquele antigo colega de classe ou parente distante.
Podemos espalhar conhecimentos, reflexões, opiniões e compartilhar com seguidores e amigos, que normalmente têm boa receptividade das nossas publicações e também auxiliam na disseminação. Os comentários dos leitores possibilitam ampliar ainda mais o conteúdo e a qualidade das postagens.
A atualização em tempo real diminui a distância que criava barreiras nos relacionamentos e, que se mantêm com o auxílio das redes. O momento atual possibilita muita informação, por conta da quantidade de fatos ocorridos que surgem e que nos bombardeiam diariamente, nos proporcionando escolher a fonte das nossas informações.
Por outro lado, precisamos tomar alguns cuidados. Nem todas as informações que circulam são verdadeiras, na hora de publicar algum conteúdo é interessante que você leia toda a informação, pois você é responsável por aquilo que divulga. Muitas mentiras são divulgadas e como a informação é em tempo real acaba passando sem nenhum filtro que comprove a veracidade.
O acesso livre, gratuito e democrático, torna fácil conectarmos com outras pessoas, porém, contrariando a lógica, nos encontramos sozinhos. Afinal as redes sociais nos tornam menos sociáveis? Temos bastante liberdade e também por isso podemos perder nossa privacidade. Depende do quanto nos expomos com fotos, comentários e informações.
O vício das redes sociais, na verdade é entorpecente, quem se vicia somos nós pelo apego, pela curiosidade ou pela necessidade de atenção.
Qual a sua opinião? Você é um heavy user de redes sociais? Deixe seu comentário e sua opinião.
Foto: Samuel e Riso Fotografia
Maquiagem: Lidiane Gomes
Imagens: Google
Isis Pessoa de Carvalho
Bacharel em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda
Pós – Graduação: MBA – Marketing Executivo
falecoma@isispessoa.com.br
www.facebook.com/ @isispessoa.ip
linkedin.com.br/isispessoa