GastronomiaNutrição

19 de março é o Dia Mundial do Cuscuz

O amarelinho de todos os dias não falta no café da manhã de vários brasileiros, principalmente no Nordeste.

Hoje, 19 de março, é comemorado o Dia Mundial do Cuscuz. O alimento que surgiu originalmente no norte da África, feito à base de sorgo, arroz e com sêmola de trigo.

Ao longo dos séculos, o cuscuz se estabeleceu como um dos principais alimentos da base da pirâmide social brasileira, presente em todo o Brasil e principalmente no Nordeste, onde se tornou um símbolo afetivo da região, Reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, em 2020. Já em 2021, a iguaria foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.

Veja resenha sobre o cuscuz de Ivan Mesquita aqui!

No Brasil, foi introduzido pelos colonizadores portugueses como alimentação para os escravos.

Servido no café, no almoço ou no jantar, seja doce ou salgado. O alimento é feito a partir do fubá de milho e pode facilmente ser degustado com manteiga, ovo, queijo ou carne.

Rico em vitaminas A e B1, ferro, magnésio, zinco e até antioxidantes. O cuscuz ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Símbolo de afeto e resistência , o prato também é considerado patrimônio cultural no Brasil  por sua importância história e revelância na culinária regional.

Aprenda uma deliciosa receita de cuscuz recheado de frango, por Deline:
Tempo de preparo: 25 minutos / Rendimento: 1 porção
Ingredientes: 1 colher (sopa) de Deline, 1 colher (sopa) de cebola picada, ½ tomate picado, 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado, sal a gosto, pimenta a gosto, coentro a gosto, ½ xícara (chá) de flocos de milho para cuscuz (flocão), ½ colher (chá) de sal, 1 xícara (chá) de queijo coalho picado, 2 colheres (sopa) de manteiga.

Modo de preparo:
Em uma panela pequena, coloque Deline e leve ao fogo médio.
Adicione a cebola, o tomate e misture.
Coloque o frango, e tempere com sal, pimenta e finalize com o coentro. Reserve.
Em um recipiente, coloque o flocão, o sal e adicione água aos poucos até que fique uma “farofa úmida” ou ao apertar com a palma da mão, forme um bolinho sem desmanchar.
Deixe descansar por mais ou menos 10 minutos.
Após descansar, coloque metade em uma forma de cuscuzeira, recheie com o frango reservado e cubra com o restante do flocão hidratado.
Leve para cozinhar em fogo médio e siga as instruções da cuscuzeira.
Quando estiver pronto, desenforme e sirva com manteiga. ( Via Agência Brasil e Folha de Pernambuco)

Redação